sem título




olá,

não tenho escrito pois não tenho muito o que contar nos últimos dias.


Para começar reproduzo um trecho de um email que mandei pra Nina um dia desses:


" O curso é muítissimo interessante, e muitíssimo puxado também. Nada próximo daqueles "the books is on the table" que eu estava acostumada a fazer no Brasil. Só pra você ter uma idéia minha apostila chama " education, politics and the environment" e o curso é todo baseado em leituras de artigos (jornais, científicos, filósofos etc), e debates. Somos obrigados a falar quase a aula inteira e não temos aquelas aulas de gramática formais. Tudo é aprendido nos debates e nas atividades em grupo, onde temos de aprender e ao mesmo tempo monitorar o aprendizado dos outros, corrigindo suas pronuncias, ou mesmo orações que não fazem sentido. É muito engraçado já que na minha turma somos 4 brasileiros, uma hindu, 2 coreanos, uma japonesa, um haitiano, uma árabe saudita, uma colombiana, e uma mexicana. Você não é capas de imaginar a pronuncia dos coreanos e japoneses, hehehehe, não da pra entender quase nada, trocam todos os "r" por "L" e os "v" por "b" e aí já viu. Temos de escrever muito também, e a professora (Ginny) sempre nos da o feedback em seus milhares de post it que ela sai distribuindo com os nossos principais erros, e a forma correta de se escrever/pronunciar etc. Na maior parte do tempo o curso é baseado na metodologia Harkness (não sei se você já ouviu falar, eu não, mas é brilhante. Uma coisa bem equipana eu diria.) Tudo é muito interessante mesmo, acompanhar o progresso do grupo como um todo e ver o nosso progresso saltando a olhos (e ouvidos) vivos.


Quanto a vida aqui tudo vai muito bem, um pouco parado por um lado, mas indo. Não tenho amigos, não tenho muito a onde ir. Já que fazer turismo sozinha é muito mais difícil do que pode parecer. Mas tenho alguns planos, alguns lugares que eu quero/preciso ir, como o MIT, John F. Kennedy Presidential Library and Museum, alguns museus de arte, e o science museun, isso fora o centro histórico aqui de Boston, que é muito importante para a cultura estadunidense e deve ser muito interessante. Mas até então isso são só planos. Tenho ficado quase o tempo todo sozinha, o que é muito difícil muitas vezes, bate muitas saudade daquela vida agitada que temos em sampa, muitas pessoas, muitas coisas por fazer, muitos telefonemas, problemas, problemas dos outros. Aqui não, tudo sou eu e eu. Esse papo de morar sozinha (moro com uma família que passa o dia inteiro fora. Alugo o quarto, então elas não tem nenhum compromisso de nada comigo.) fazer compras, lavar roupa, administrar os horários, fazer comida enfim, tudo tem sido um grande aprendizado. "


Desde então as coisas continuam mais ou menos na mesma, estudando, lavando roupa e cozinhando. Hum... Essa semana perdi meu celular também, na hora fiquei puta da cara, comecei a chorar que nem criança. Foi osso, quando estamos vivendo perto do nosso limite emocional qualquer coisa nos tira completamente do sério.


Domingo fui ao um festival de bandas Junto com a Linda e Ruby, foi simpático. O lugar era muuuito legal, uma mistura de PUB com aquelas garagens velhas onde os metaleiros fazem um som da pesada.hahahahaha, o som era bem ruim no geral, mas a primeira banda até que era legal. Acho que o evento era meio que beneficente, não entendi muito, mas acho que todas as bandas faziam parte de algo como um projeto social.



essa é a Linda!





Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh nem contei, né? hahahaha

No domingo andando ali pelos arredores do festival me deparo com uma placa que dizia assim:







Aí eu parei e fiquei encarando a placa... pensando 'cara, o que isso quer dizer?' tipo como assim, que porra é essa. Eu provavelmente to entendendo tudo errado. Aí continuei encarando o local, resolvi olhar para cima, pois a placa dizia que era no segundo andar, e me deparei com isso







Hahahahaha, aí já não restava a menor dúvida, e eu não estava entendendo nada errado. Era exatamente isso, um Centro de Educação Marxista (clica no link para ver o site deles). Mas que continua sendo estranho e curioso continua. Lógico que eu não pude entrar porque era domingo e estava fechado.... Mas corri pra internet e descobri que: esse é o centro de estudos do Partidão daqui CPUSA, mas que eles não são alinhados com o Partidão daí, pelo contrário, são maoistas e aliados com o PCdoB. Tem um monte de orientais nas fotos, e um monte de fotos dos membros lá na China e a média de idade deve ser de uns 65 anos. Hahahahaha, só tem velhos nas fotos.


Segundona...

Essa semana tudo meio igual, acordar cedo, aula, almoço, lição de casa, jogar campo minado no pc, assistir E.R., não ler o livro que eu tenho que ler e ir dormir.

Coisas engraçadas: quando fui comprar o celular o cara me disse que falava portugues, então começamos a conversar, mas na verdade ele falava espanhol e entendia portugues...hehehhe, foi bem confuso e engraçado, só sei que terminamos o processo de compra e venda falando inglês. Esses caras devem ser meio surtados, ficam trocando de idioma o dia inteiro.. hahahaha

outra coisa: Segunda, depois da aula, convidei a Coco (a menina coreana) para tomar um café. Fomos até o Starbucks e depois ficamos conversando mais de uma hora. Em inglês, óbvio, e era muito engraçado muitas vezes não nos entendíamos, era tragicomico. Mas enfim falamos sobre muitas coisas, Brasil, futebol, samba, carnaval, comidas, Lula e depois ela falou um pouco da Coreia, mas não muito. Perguntei sobre o conflito com a Coreia do Norte e ela não sabia falar quase nada, só que ela, assim como todos os sul-coreanos, quer a reunificação da Coreia. Ela disse também que o problema é que os dois paises tem visões de mundo e governos muito diferentes, e que no norte eles tem um ditador. E começou a falar mal dos comunistas.hahahahahahahha, eu não sabia muito o que falar, mas disse que eu conhecia muitos comunistas, e começamos a falar de ideologia, e de que o comunismo não era mal e etc, etc... no final ela concluiu que o comunismo era a melhor saída, mas que o problema era a aplicação das teorias. Foi muito curioso, pois através de um método socrático ela concluiu o que eu queria e eu não tive de me expor. Mas se ela for esperta ela vai entender e tals..hahahaha.

Mas na real não era bem isso que eu ia contar, o que eu achei engraçado foi que quando eu saí de lá eu estava toda pimposa com meu inglês e tals... peguei o metro e quando cheguei na Davis SQ resolvi entrar num brechó pra dar uma olhada, achei um casaco lindo, comprei e sai da loja. Ai resolvi almoçar no McDonalds...Segurei o fôlego e entrei, fui até o balcão e fiz o pedido e(atentem: aqui você não pede pelo número, como no Brasil, você tem de pedir todos os item, os tamanhos e tals.) a moça simplesmente respondeu. Ok, deu tanto de dinheiro. Eu fiquei até besta quando ela não respondeu: WHAT???? ( o que?) que em geral é a resposta que eu recebo quando tento falar mais de duas frases seguidas ou algo assim. Paguei e fui sentar para comer me achando a pessoa mais bacana do planeta...hahahahahahahahah foi isso então...

Nada mais a declarar e eu me vou.

Aquele abraço.

beijocas

Anoca

8 comentários:

mariana disse...

Ana,
adorei seu post me identifiquei..., perdemos a maquina fotografica e chorei bastante tb.
Voce nao quer nos encontrar aqui em boston ? estamos pensando em ir no fim de semana do dia 12 na oktoberfest em harvard square. parece que tem todo ano. Claro que se voce nao se importar em sair com o exemplo de dois "porcos capitalistas " hahah... Bjs

Mariana disse...

Ana, se o tempo ajudar estamos pensando em ir para Salem conhecer a cidade e os museus. Tu ja viu o filme né, das bruxas ... se quiser ir junto está convidada... pensamos em ir sabado de manha e pegar um trem na south station.. Bjs

Mariana disse...

ana,
te adicionei no skype, nao sei se é voce na verdade.
me adiciona marianacapoani
dai te falo melhor, tem trem de hora em hora sabado de manha e nao é caro, é tipo 5 dolares.

Mariana disse...

ana, desculpa, o trem sai da north station.

pietro-pietra disse...

anouchka,

outro dia, passei por aqui, vi esse texto aí de cima, era muito comprido, deu preguiça, não li (e nem deixei o meu "não li e não gostei").

hoje, li e gostei, e muito.

gostei do relato referente ao curso e daquele referente ao seu dia-a-dia (não sei se tinha hífen; nem se deixou de ter; gosto assim)(parece que, desse modo, há maior encadeamento dos dias).

a acuidade de seu discurso indica uma melhor inserção (sua) na (sua) vida daí. na verdade, esse enorme aprendizado a que você se refere, se não é só isso, fundamentalmente é isso: auto-conhecimento.

do oráculo de apolo, em delfos: conhece-te a ti mesmo. além de elegante, em português, a frase contém uma outra verdade, maior. outra, porque o belo contém, acho, por ser belo, uma verdade. depois, há a verdade da frase. projeção do eixo da contiguidade sobre o da similaridade, diria haroldão.

e mais não digo.

beijos.

pietro/pietra.

e.t.- ficarei fora de são paulo, de sexta à tarde até domingo à noite. vou ver se falo com você à noite, pelo telefone/computador.

Mariana disse...

ana, acho que sim, levaremos guarda chuva.
a nao ser que esteja chovendo pedra.
Te ligo antes de sairmos de casa para confirmar, as 9h.

May disse...

Puxa, o tempo tá passando e eu to perdendo a sua vivência aí... O último post que eu tinha lido era do Google. Hiper atualizada!
Que delícia o seu relato, Anoca! Que personalidade! Ri muito em muitos momentos, morri de dó em outros e quis dar uma corridinha aí pra te dar um abração em todos eles.
Não sei se é a minha falta de costume de te ler, mas lendo esse post, eu percebi como vc tá mudando e crescendo por aí. Vai voltar pra cá transformada, até vc vai estranhar!
Mal espero pra parar em casa um pouquinho e poder bater um papo pelo Skype (que eu já esqueci a senha, por sinal).
Saudades mil!
Beijão

Mariana disse...

ana, acho que vamos acabar indo sexta (vamos dar uma fugidinha do hospital acho que tu tem aula né?) para salem pq a previsao é de chuva no fim de semana inclusive no feriado e vamos ficar no fim de semana indo no hospital.
vamos nos falando e combinamos alguma outra coisa em breve ok, beijos...

Postar um comentário