Brazil's Independence Day

07/09/09

Ontem fui ao famoso (não!) Brazilian Day aqui em Boston. Digo não, pois o famoso é em Nova York. O Lamine me convidou muitas vezes para ir passar o dia, a semana na verdade, com ele lá. Mas por alguns motivos como distancia e preguiça resolvi curtir o feriado brasuca aqui mesmo.

Acordei tarde como tem sido o costume por aqui. Sem compromissos garanto ao menos o compromisso com a cama. Olhei bem o itinerário e fui. Ainda não peguei bem as manhas dos horários dos ônibus e tomei, novamente, um enoooorme chá de cadeira no ponto de ônibus. Mas no final, sem me perder, deu certo. Já dentro do segundo ônibus e sabendo que estava perto do lugar comecei a ficar um tanto preocupada afinal não estava vendo nada parecido com uma festa e não sabia muito o que fazer. Resolvi respirar e “abrir os ouvidos”. Aí escutei: Vamos, vamos, acho que é aqui. Anda desce. Não pensei muito, mas ouvindo o português resolvi pular do bus também. Já na calçada me aproximei e perguntei se elas estavam indo para a festa. Responderam que sim e eu segui junto com elas. Depois de uns prédios surgiu um parque cheio de gente , barraquinhas e música.




Agradeci às moças e saí andando na frente, fui seguindo um som muito querido e com muito gosto (já viram som com gosto? Viva a sinestesia) de Brasil. Cheguei até a tão esperada roda de capoeira.  O mestre dessa roda era o Chuvisco, que eu havia conhecido na loja de celulares. Cheguei perto da roda, acenei para ele e fiquei ali olhando o povo jogar. Muito divertido, muitos brasileiros, mas também muitos gringos ali na mandinga. Seis tinham de vê-los cantando “gunga é meu, gunga é meu...” muito engraçado, as cantigas com aquele super sotaque. Mas muito legal, a roda era muito bonita, a galera jogava muito. Fiquei morrendo de vontade de ir jogar e.... Não fui. =( Não foi que eu desisti de ir, na real eu estava decidida a ir, mas resolvi dar um tempo, observar o movimento e bam! A roda acabou antes de eu conseguir tomar a iniciativa. Mas ok, não fiquei muito triste, nem decepcionada comigo.

Sai andando, fui dar uma olhada no resto das coisas. Nas comidas, no artesanato etc. Tinha bastante coisa, acarajé, virado a paulista, batidas, caipirinha etc. Resolvi comer um virado em homenagem ao povo de sampa (porque o acarajé tava custando uma FORTUNA), na real era qualquer coisa, menos um virado, mas beleza. Tava meio frio, mas beleza de novo, comi no chão, mas beleza outra vez! Vejam só:



Continuei andando e resolvi tomar uma batida só pelo esporte, pela curiosidade de ver o jeitinho brasileiro (já que aqui eu não posso beber), e pra passar o tempo. É não tive nenhum problema, pedi, paguei e bebi. Tava muito gostosa apesar de ser feita em escala quase industrial. Hehehehe



Depois disso resolvi dar uma olhada no artesanato, nada de muito especial, nada de muito bonito, acabei voltando para o palco pois o grupo de samba ia começar a tocar. SAMBA estava escrito no panfleto, e na hora do vamos ver, era uma mistura de pagode e rap. Uma coisa muito estranha, as musicas de autoria do cara até que tinham o seu valor, mas quando ele resolvia cantar uns “clássicos da cultura popular” era tenso, só rolavam aqueles “no pagode da amarelinha”, “vo varrendo” e assim vai. Não me animou muito, sabe?...

Tinha também um estande de movimentos sociais, digamos assim, fui lá dar uma olhada. Uns produtos orgânicos, uns grupos de apoio aos imigrantes, um pessoal da campanha de DST/AIDS, e muitos (eu disse MUITOS) grupos religiosos, católicos, protestantes, budistas e segue... O Brazilian Women's Group me interessou, elas tem um trabalho bacana de mulheres, grupos de debate, profissionalização, ajuda jurídica, aulas de inglês. Achei bem legal mesmo. Resolvi fazer um cadastro pra receber os e-mails, e ganhei uma bolsa. No grupo de DST/AIDS foi muito engraçado, eu só tava passando quando o fulano me abordou, começou a trocar uma idéia, conversamos uns 40 segundos aí ele me jogou um quilo de camisinhas na mão e me mandou embora. Hahahaha, e eu nem tinha falado nada. Foi bem engraçado. O bacana e que as embalagens das camisinhas eram muuuuito legais, tão legais que eu até tirei uma foto, vejam só:


Aí já eram quase cinco da tarde e estava começando a fazer bastante frio e eu resolvi ir para casa, pois a noite ia ser cruel. E como vocês já perceberam não é muito rápido andar de ônibus aqui. Tomei mais um bom chá de cadeira no ponto. (PARA!!!! Eu peguei os panfletos com os horários dos ônibus, eu achei que tinha entendido, mas definitivamente eu não entendi nada porque eu fiquei meia hora no ponto mais uma vez. Vou ter de tirar um dia pra ler esses panfletos e entender de verdade como funciona.) Peguei o primeiro ônibus, e quando eu desci o meu outro estava no ponto, saí correndo pra pegá-lo. Depois de um tempo lá dentro comecei a me dar conta de que o caminho não estava fazendo muito sentido. FERROU!!!! Quando ele chegou no metrô eu pulei e resolvi pegar o bus certo. E não é que o mesmo passou no ponto certo (eu sabia que era o certo pois já havia pego ônibus ali para casa outro dia.). Estranhei um pouco mas entrei. Dessa vez deu certo e eu cheguei em casa. Já de noite estudando os mapas entendi que eu não estava errada a principio, o percurso do ônibus é que da uma volta mesmo. Mas ok, vivendo e aprendendo......


-------------------------


Hoje:

hoje foi trash, não sei porque....nada aconteceu, não fiz nada e o meu dia não foi bom. Só isso. Me deu muita tristeza, muita solidão e muita vontade de ir pra casa. Passei boa parte do dia no telefone com o Brasil, e ajudou um pouco. Durante os telefonemas eu não me sentia tão mal. Mas calma gente, vai passar, não se preocupem de mais. É normal... não da pra ficar duas semanas sozinha e ter todos os dias ótimos. (CARACAS, hoje faz DUAS SEMANAS que eu cheguei) O_O

Resolvi fazer uma comida de verdade, pra ver se eu me animava. Fiz um strogonoff, e um arroz. Não ficou lá uma Brastemp, mas eu comi. Ficou bem gostoso, eu acho. Só eu que não estou afins de achar nada muito gostoso hoje. A Linda achou que ficou uma delicia... Bom, tudo no mundo pra ela é lindo, uma delicia, de pelúcia e cor de rosa ¬ ¬



Enfim, lavei toda a louça ( eu ODEIO lavar louça) e agora to aqui. Meu suco ta acabando, não sei o que eu vou jantar, a Linda e a Ruby saíram e sei lá que horas elas vão voltar, eu não agüento mais comer chocolates, eu vou ficar um balão, e EU QUERO A MINHA MÃE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Beijos e fui.....

P.S.: To querendo ir ao museu Kennedy, mas to sem muito animo de ir sozinha... Vamos ver se eu vou lá essa semana.
P.S.2: Não esqueçam, dizer "oi, eu passei por aqui" nos comments, ajuda mesmo.

5 comentários:

Rozélia Medeiros disse...

oi, filha mamãe passou por aqui, mamãe tá aqui!!

COLESOFER disse...

Oxi branquela, tá tão desanimada assim?!?!
Estou adorando acompanhar tua vida por aí, prometo que o dia que tiver uma vida tão interessante assim irei postar todos os dias..rsrs!!
Muita força aí...e espalhe nossa militância e nosso campo pelas américas.
Te adoro...e continua postando pra eu saber como estás, como tu diria, "querida" sinto tua falta, mais ainda por saber que esta´s tão longe...mas as fotos, nossas e tuas ajudam a lembrar tua alegria...Bjos imensos cheios de "égua's"!!!

pietro/pietra disse...

15 dias, pô (digo: poxa!). não é à toa que tô com saudades.

em compensation, já se passaram 15 dias o período em que vou ficar sem a sua companhia (tá 15 dias mais perto do dia em que você vai voltar, s.m.j.).

s.m.j. = salvo melhor juízo

baci, figlia mia, tanti baci.

pietro/pietra sei andato qui.

Cláudio Zamboni disse...

Passei por aqui, pra te ver passear por aí.

Bjão

Dongo

nandaa disse...

Suaaa lindona, queria é estar contigo ai oh!!
Muitas saudades, curta muuuito que sua familia tá toda te esperando, TE AMO !!
beijao naaandinha

Postar um comentário