Opressão

Foi logo na primeira semana que eu cheguei tudo era novo e eu ainda não sabia bem como iam ser as coisas aqui em casa. A Linda me convidou para ir a uma festa com ela. Era uma espécie de um churrasco a noite, na casa de uns amigos dela. Dessa noite tenho duas histórias...


A primeira:

Vocês lembram, acho que é no Braz Cubas, que em um momento ele alforria o seu escravo e uns tempos depois ele encontra esse mesmo escravo açoitando um outro, agora seu, escravo? É uma cena bastante assustadora para nós hoje em dia. Um escravo batendo em outro escravo, melhor, um ex escravo que comprou um escravo SOMENTE para bater nele. Parece estranho, mas essa cena só mostra a genialidade de Machado de Assis, quantas vezes não acontece de vermos alguém diminuindo ou ridicularizando um igual ou semelhante?


Então e comigo não foi muito diferente...Eu estava lá nessa festa e eu era meio que o brinquedinho novo da galera, então todo mundo vinha falar comigo e fazer milhares de perguntas, e eles queriam que eu falasse eu eu estava lá, na mó cara e coragem falando. Mas tinha um FILHA DA PUTA, não tenho outro termo pra ele, que ficava tirando sarro das coisas que eu falava, porque eu falava errado, porque eu pronunciava errado, porque eu tinha sotaque...sabe ele ficava me imitando, fazendo piadinhas com o que eu tinha dito, que nem sempre era o que eu queria ter dito. Até ai tudo bem, só mais um FDP no mundo....mas sabem o que é pior, ele era um queniano, negrão e tals, com um sotaque fortíssimo e que falava mais rápido do que sei lá o que. Ele morava aqui a vários anos, então falava um inglês legal e tals, mas com bastante sotaque... e nesse dia ele resolveu me pegar para Cristo. Tudo que eu falava ele ria, e fazia piada.

e que que isso tem haver com o escravo? não, não é o fato de ele ser africano, é o fato de ele ser estrangeiro também, não ter o inglês como primeira língua, e, portanto, saber o quão difícil é chegar num lugar onde TUDO é diferente, e você não entende quase nada e insegurança é o seu nome do meio. Ele, com certeza viveu tudo isso, e sobreviveu, que bom! Mas ao invés de por isso entender o que eu estava passando e ser bacana, ele era o mais FDP de todos, muuuuuuuito mais que os estadunidenses.... tenho uma lembrança muito ruim desse dia por causa desse cara.... Sei lá, eu sinto que sempre, e quase que por qualquer motivo, quando estamos "fora de casa", qualquer semelhança é motivo para associação, proteção, atenção, carinho, cuidado, e nesse caso, de nós dois estranjeiros, tudo o que eu recebi dele foi arrogância, prepotência, descaso, intimidação. No dia eu me senti muito mal, mas hoje já superei e sei que ele é só mais um FDP oprimido pelo mundo até mandar para! tão oprimido, que no primeiro momento em que ele se vê na possibilidade de inverter o jogo ele nem se da conta de quão ruim isso é para ele, e para mim. Que ninguém saiu ganhando naquele dia, nem ele, que não cresceu nenhum pouquinho me agredindo, e muito menos eu que me senti um lixo, sozinha, abandonada, com medo e com vontade de voltar correndo para a casa da mamãe.


e a segunda eu conto logo mais....beijocas





[[[meu, se você, seja o aliem que for, está lendo esse merda, comente! diga oi, passei por aqui... Cara seis tem ideia de como faz falta um retorno? então comentem!]]]

5 comentários:

Anônimo disse...

Corregem ! ! !
Não existe conquistas sem sacrifícios.
Conte a segunda história....

Anônimo disse...

Que ASSHOLE!!!!
Beijocas Ana, passei por aqui...
Gabi, do norte!!

May disse...

Putz, podia ser tão legal com o assédio da galera e o que te marcou foi o bostão.. que pena.
Tempos difíceis por aí, hein, baby? Mas tamo por aqui como podemos..
Beijoquita

Anônimo disse...

anoca.. to lendo com uma certa defasagem mas tá valendo... é, FDP é definitivamente o termo certo..
rs
bjão
lulu

Anônimo disse...

REVOLUÇÃO QUILOMBOLIVARIANA! 2 parte
Viva Zumbi! Viva Che!Viva Hugo Chávez! Feliz 2010!

Manifesto da Revolução Quilombolivariana vem ocupar os nossos direito e anseios com os movimentos negros afro-ameríndios e simpatizantes para a grande tomada da conscientização que este país e os países irmãos não podem mais viver no inferno, sustentando o paraíso da elite dominante este manifesto Quilombolivariano é a unificação e redenção dos ideais do grande líder Zumbi do Quilombo dos Palmares a 1º Republica feita por negros e índios iguais, sentimento este do grande líder libertador e construí dor Simon Bolívar que em sua luta de liberdade e justiça das Américas se tornou um mártir vivo dentro desses ideais e princípios vamos lutar pelos nossos direitos e resgatar as histórias dos nossos heróis mártires como Che Guevara, o Gigante Oswaldão líder da Guerrilha do Araguaia. São dezenas de histórias que o Imperialismo e Ditadura esconderam.Há mais de 160 anos houve o Massacre de Porongos os lanceiros negros da Farroupilha o que aconteceu com as mulheres da praça de 1º de maio? O que aconteceu com diversos povos indígenas da nossa América Latina, o que aconteceu com tantos homens e mulheres que foram martirizados, por desejarem liberdade e justiça? Existem muitas barreiras uma ocultas e outras declaradamente que nos excluem dos conhecimentos gerais infelizmente o negro brasileiro não conhece a riqueza cultural social de um irmão Colombiano, Uruguaio, Argentina, Boliviana, Peruana, Venezuelano, Argentino, Porto-Riquenho ou Cubano. Há uma presença física e espiritual em nossa história os mesmos que nos cerceiam de nossos valores são os mesmos que atacam os estadistas Hugo Chávez e Evo Morales Ayma,não admitem que esses lideres de origem nativa e afro-descendente busquem e tomem a autonomia para seus iguais, são esses mesmos que no discriminam e que nos oprime de nossa liberdade de nossas expressões que não seculares, e sim milenares. Neste 1º de maio de diversas capitais e centenas de cidades e milhares de pessoas em sua maioria jovem afro-ameríndio descendente e simpatizante leram o manifesto Revolução Quilombolivariana e bradaram Viva a,Viva Simon Bolívar Viva Zumbi, Viva Che, Viva Martin Luther King,Malcolm X Viva Oswaldão, Viva Mandela, Viva Chávez, Viva Evo Ayma,Rafael Correa, Cristina Kirchner, Fernando Lugo ,Tabaré Vazquez,Viva a União dos Povos Latinos afro-ameríndios, Viva 1º de maio, Viva os Trabalhadores do Brasil e de todos os povos irmanados.
Movimento Revolucionário Socialista QUILOMBOLIVARIANO

vivachavezviva.blogspot.com/

quilombonnq@bol.com.br
Organização Negra Nacional Quilombo
O.N.N.Q. Brasil fundação 20/11/1970
por Secretário Geral Antonio Jesus Silva

Postar um comentário